sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Strasbourg, Capitale de Noël



Strasbourg, ou em bom português Estrasburgo, a cidade lindinha onde eu estou morando, é conhecida como a capital do natal! Então, não haveria época melhor pra falar um pouquinho da minha cidade do que a do espírito natalino (antes que eu me esqueça, os franceses andam MUITO simpáticos nessa época do ano, é comovente).


Essa fama toda não é somente devida à decoração que se espalha por toda a cidade, mas principalmente pelos célebres "Marchés de Noël", que começaram em Strasbourg apenas em torno da Catedral (em 1570!) e desde então ele só tem aumentado, contando hoje com 12 marchés instalados nas mais diversas praças da cidade.

Na Idade Média, o Mercado de Natal ou "Christkindelmärik", em alsaciano (o dialeto da região), era chamado de "Mercado de Saint Nicolas" e era destinado sobretudo à distribuição de presentes para as crianças. Depois de 1870, o mercado de Natal se instalou na Praça Broglie, onde está ainda hoje. Continua-se a vender os mesmos produtos desde então: as árvores de Natal, enfeites de Natal, presépios, bonecos, objetos de artesanato local, doces e alimentos companhado por vinho quente.

Nesse ano, a inauguração aconteceu no dia 24 de novembro e o mercado fica aberto até dia 31 de dezembro. E, pasmem, a organização no momento da inauguração previa nada mais nada menos que 2 milhões de turistas no mês de dezembro apenas para apreciar os "marchés"! Sim, é impossível andar nos mercados no fim de semana, em especial à noite (não tente fazer isso de bicicleta... por experiência própria, você não chega nos lugares e é xingada por todos os lados!).

Em Strasbourg, a magia do natal é latente! Não sei como consegui não ficar (mais) pobre e ganhar (mais) mil quilos com tantas guloseimas e enfeites de natal espalhados pela cidade :)










4 comentários:

  1. Quero guloseimas também! Você gravou algum marchê, Mari? Se tiver gravado, põe no youtube e cola no teu post o link!!! Dá pra editar ainda. ;)

    ResponderExcluir